Especial: Ranking aponta melhores equipes do futsal paranaense e brasileiro



Resgate histórico do futsal foi realizado em pesquisa inédita no Paraná. 

O ator Gessé Malmann, da Cia. de Teatro PalavrAção da UFPR (um pouco de seu trabalho pode ser encontrado no blog do filme independente historiasdemicroondas.blogspot.com.br), realizou um trabalho inédito, relacionado à história do esporte paranaense e brasileiro. Malmann é responsável pela criação de vários rankings, relacionados ao futebol e ao futsal. Entre eles, dois muito e interessantes e inéditos: o Ranking da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal e o ranking da Liga Futsal.

Gessé, que deverá estrear a peça Rockville em julho pela Cia. PalavrAção (montagem e direção), é torcedor do Fluminense e iniciou suas pesquisas em 2010, inicialmente por hobby e curiosidade. O trabalho gerou um denso arquivo de dados, que serviram de base para a montagem dos rankings: “A principio iniciei isso por curiosidade, depois fui levando a questão a sério, como compromisso em levantar dados de campeonatos ano a ano para se ter um retrospecto mesmo das competições e dos clubes”, explicou.

Os primeiros dados a serem coletados foram do futebol paranaense, com base em livros como '100 Anos de Futebol no Paraná' de Heriberto Ivan Machado e Levi Mulford Chrestenzen: “Sempre me interessei por História e a partir do livro quis coletar os dados do livro para rankear aquelas equipes todas que disputaram o campeonato paranaense. Depois disso fui fazer o mesmo com futsal no estado e tentei mesmo como eles fizeram criar quase que um livro sobre o futsal disputado no Paraná, e aí fui fazendo de vários estados e de várias competições,” relatou Malmann.

O autor acredita que o material produzido sobre o futsal seja inédito, que revela um fator social significativo dentro das cidades: “Produzi um material que acredito ser inédito em relação ao futsal no Paraná. Coletei dados das competições oficiais Chave Ouro, com todos os campeonatos, campeões, clubes que disputaram ano a ano e posteriormente criei um ranking de colocações finais e um ranking de rendimento total, somando todas as edições que cada clube disputou. Essa pesquisa com o futsal foi interessante porque os clubes de futsal ainda não são exatamente profissionais como um clube de futebol que tem estrutura instalada e sobrevive de seu futebol e sócios. O futsal é um esporte que ainda depende da comunidade, da cidade, da vontade de sua sociedade em criar e investir numa equipe que represente sua cidade, seu esporte numa competição. Isso é um fator social bastante significativo,” analisou.

O arquivo disponível na Federação Paranaense de Futsal surpreendeu Gessé, sendo determinante para que a criação do ranking fosse possível: “A Chave Ouro é a competição representativa máxima do futsal no estado do Paraná, é nossa Primeira Divisão e ela iniciou-se oficialmente em 1995 (quase 20 anos atrás, o que podemos dizer que é ainda uma competição bastante nova, pensando-se em termos históricos) e eu pesquisei tanto em sites como fui in loco a Federação de Futsal onde encontrei um material por eles organizado de cada ano, isso é extremamente benéfico, pois mostra a importância histórica em se registrar o evento ocorrido. Nesse sentido a Federação me surpreendeu em ter catálogos de cada ano com todas as competições registradas. Além das planilhas fui atrás dos escudos de cada equipe, e isso foi bem difícil, pois exatamente pelas equipes de futsal serem muito volúveis, não exatamente fixas como um clube, tive bastante trabalho em conseguir imagens que me trouxessem os escudos, alguns tive que desenhar no computador mediante fotos, outros acabei por emprestar o brasão da cidade à equipe como modo de representá-la, e algumas tive que deduzir como seriam,” relatou.

No percurso da pesquisa, aconteceu o contato com algumas pessoas que deram suas contribuições ao trabalho: “A planilha de futsal me levou a contatar algumas pessoas, principalmente da cidade de Paranavaí, na figura do Sr. Rafael Octaviano de Souza, Sr. João Carlos Antunes e do Sr. César Capatto 'Sopinha', que me repassaram várias informações tanto do futsal da cidade de Paranavaí como de alguns detalhes de outros times que eles lembravam. O Rafael inclusive tem um livro sobre a história do futsal na cidade; o Sr. Hermes da Federação Paranaense também em auxiliou encontrando os anuários dos campeonatos que eu precisava; o Sr. Marco Parazi e o Sr. Altair de Londrina também responderam meus e-mails, assim como o Sr. Joaquim de Paula de Campo Mourão e a assessoria de comunicação do Grêmio Industrial Patobranquense,” relembrou.

No entanto, o autor da pesquisa lamenta a falta de interesse dos empresários em preservar a história dos clubes, indo na contramão do que pensam os torcedores: “Ainda assim é perceptível que o esporte tornou-se historicamente um negócio e o registro histórico das competições nem sempre são exatamente do interesse dos empresários ligados ao esporte, por que pouco importa o que foi feito desde que se lucre hoje em dia. Mas a bem da verdade o público que assiste aos jogos e que paga a entrada leva sim muito a sério o retrospecto de sua equipe e o apreço pelo seu time de futsal ou de futebol é bastante importante tanto hoje quanto o que a equipe já fez no passado, e reside nisso meu interesse em divulgar meu trabalho e inclusive ser questionado por ele, principalmente para que se fomente o registro e o levantamento de dados históricos do nosso esporte,” afirmou Malmann.

Outra dificuldade foi em definir como aplicar as pontuações quando mais de uma equipe jogavam em conjunto. São exemplos recentes o São Caetano/Corinthians e SPFC/Colégio Londrinense, na Liga Futsal, e o Foz Futsal/Beltrão Futsal, na Chave Ouro: “Nesse caso optei pela camisa da equipe, ou seja, rankeei como Corinthians-SP [no caso do São Caetano/Corinthians], mesma coisa o Colégio Londrinense que disputou como São Paulo ano passado. Apesar de não ter ficado entre os oito primeiros, se ele tivesse pontuado no meu ranking eu colocaria os pontos para o São Paulo FC”, explicou.

“Existem essas pequenas questões referentes ao nome das equipes, já que isso sempre se altera, assim como as camisas, Campo Mourão, por exemplo, preferi manter o símbolo do Tagliari como sendo o símbolo da equipe de Campo Mourão, mas nem sempre foi o mesmo símbolo, e nem a Associação Tagliari foi sempre o representante da cidade, mas pelo menos é o nome mais estruturante de time de Campo Mourão, enfim, coisas do futsal,” observou.

Além dos rankings por pontuação e rendimento total, da Chave Ouro e da Liga Futsal, Malmann também fez um apanhado de outros dados interessantes, como o levantamento dos campeões da Taça Paraná (competição antecessora à Chave Ouro), dos campeões dos Jogos Abertos do Paraná e das colocações finais de todas as edições da 'Ouro'. Também foram listados os campeões da Taça Brasil de Clubes e as colocações finais de todas as edições da Liga Futsal.

Clique aqui para ver os Rankings da Chave Ouro.

Clique aqui para ver os Rankings da Liga Futsal.

Texto produzido com informações do site Redação em Campo

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification